(41) 3339-0900  (41) 98481-2595

Bicarbonato de sódio: O que é, para que serve e seu benefícios.

Bicarbonato de sódio: O que é, para que serve e seu benefícios.
2 de abril de 2019 Nutrovit
Em Dicas

O que é o bicarbonato de sódio?

O bicarbonato de sódio em cápsula Nutrovit é uma substância que tem como foco reduzir os altos níveis de ácido no sangue. Pode também ser utilizado para reduzir os níveis de ácido de seu estômago, que acabam causando azia.

Como é usado e qual sua principal função?

As pessoas utilizam o bicarbonato de sódio geralmente sob prescrição médica quando ocorre uma maior produção de ácido ou uma menor excreção (eliminação ) de ácido pelos rins. Exemplos de uma maior produção de ácido podem ser: diabete descompensado, jejum prolongado e alcoolismo. Menor eliminação de ácido na urina pode ocorrer na doença crônica dos rins (insuficiência renal).

Problema recorrente entre as pessoas que necessitam do bicarbonato de sódio.

O incomodo mais recorrente das pessoas que precisam utilizar o bicarbonato de sódio é a azia que ocorre no refluxo do ácido do estômago para o esôfago; na insuficiência crônica dos rins e em alguns tipos de pedras nos rins que ocorrem pela acidose dos túbulos renais.

Quais as consequências de altos níveis de ácido no sangue?

Nos pacientes com insuficiência crônica dos rins, o acúmulo de ácidos no sangue pode produzir as seguintes consequências:
– Descalcificação dos ossos
– Maior destruição das proteínas dos músculos (desnutrição)
– Menor eficiência da bomba cardíaca (insuficiência cardíaca)
– Maior mortalidade
– Maior risco da perda progressiva da função dos rins

Quais os benefícios comprovados da suplementação de bicarbonato de sódio?

Os benefícios do uso do bicarbonato de sódio em cápsulas para o paciente com acidose é a prevenção da descalcificação óssea, melhora do estado nutricional e redução da progressão da doença crônica dos rins, além da menor mortalidade.

Como os médicos fazem o diagnóstico de acidose?

Geralmente através de um exame de sangue em que se mede o pH ( concentração de ions de H+) e pela dosagem de bicarbonato também no sangue. pH abaixo de 7.4 sugere acidose e bicarbonato abaixo de 22 mEq/L também sugere acidose.

Qual a quantidade recomendada de bicarbonato de sódio?

É recomendado você iniciar com o consumo de 1 a 2  cápsulas de bicarbonato de sódio 3 vezes ao dia e aumentar de acordo com o nível de bicarbonato no sangue. O objetivo é atingir um nível > 23 mEq/L.

Cuidados antes de consumir

O Bicarbonato de sódio como o próprio nome já deixa claro, contém sódio (sal) e portanto deve ser usado com cuidado nos pacientes com pressão alta (hipertensão arterial), insuficiência cardíaca e renal. Informe seu médico se você estiver numa dieta com pouco sal.