(41) 3339-0900  (41) 98481-2595

Um Marco Histórico para a Nefrologia

Um Marco Histórico para a Nefrologia
4 de abril de 2024 adminwp
Em Dicas

O primeiro paciente vivo a receber um rim transplantado de um porco recebeu alta do hospital ontem em Boston, nos Estados Unidos, Richard Slayman, de 62 anos, recebeu alta após duas semanas da cirurgia.

SOBRE O PACIENTE

Richard Slayman foi diagnosticado com uma doença renal em estágio avançado. Segundo os médicos, ele vive com diabetes tipo 2 e hipertensão e fazia diálise havia sete anos, Em 2018, o paciente chegou a receber um transplante de rim de outra pessoa, mas o órgão falhou cinco anos depois. Em 2023, ele voltou a depender de diálise.

 

Rick Slayman

No dia 16 de março Richard Slayman foi o primeiro ser humano vivo a receber um rim de porco geneticamente modificado durante um transplante. O transplante de um rim de porco representa um marco histórico na medicina e um avanço para as pessoas que esperam por um órgão.

A proposta da pesquisa é, além de oferecer uma maior oferta de órgãos e salvar a vida de pessoas que precisam de um rim, elaborar outras maneiras de tratamento que não sejam a hemodiálise para os pacientes renais.

A fila para receber um transplante de rim é longa, No Brasil, são 30 mil pacientes aguardando um transplante. Já nos Estados Unidos, onde Richard mora, são 100 mil pessoas aguardando.

MÉDICO BRASILEIRO QUE COMANDOU A CIRURGIA

Leonardo V. Riella é um médico brasileiro nascido em Curitiba, se graduou na Universidade Federal do Paraná. Ele completou sua residência em Medicina Interna no Brigham and Women’s Hospital (BWH), afiliado à Harvard Medical School. Além disso, ele realizou um programa de especialização em Nefrologia e Transplante, tanto no BWH quanto no Massachusetts General Hospital Program, ambos ligados à Harvard Medical School.

Atualmente, Riella desempenha o papel de presidente do Harold and Ellen Danser e é professor associado de Medicina e Cirurgia na Harvard Medical School. Ele também ocupa o cargo de diretor de transplante renal no Massachusetts General Hospital e é um pesquisador sênior no Center for Transplantation Science.

 

COMO FOI O TRANSPLANTE?

A cirurgia de quatro horas foi realizada no dia 16 de março. Uma equipe de cirurgiões, liderada pelo brasileiro Leonardo Riella, efetuou com sucesso o inédito transplante de um rim de porco geneticamente alterado para um paciente vivo.

Anteriormente, rins suínos já haviam sido transplantados em indivíduos com morte cerebral. Em épocas passadas, também foram feitos transplantes cardíacos de porcos geneticamente modificados em pacientes vivos, mas sem sucesso, resultando em óbito.

As alterações genéticas têm o propósito de minimizar o risco de rejeição. Não obstante, o médico David Klassen, um dos especialistas envolvidos, destacou que não é possível assegurar que o corpo de Slayman não irá rejeitar o órgão no futuro.

O paciente sofria de uma doença renal em estágio avançado. Anteriormente, ele havia passado por um transplante de rim humano, o qual começou a falhar em 2023. Além disso, Slayman é diagnosticado com diabetes tipo 2 e hipertensão há muitos anos.

A ESPERADA ALTA DO HOSPITAL

Richard Slayman, de 62 anos, recebeu alta após duas semanas da cirurgia. ”Ele está se recuperando bem e continuará com a recuperação em casa com sua família”, informou o Hospital Geral de Massachusetts pelas redes sociais.

Rick Slayman with his doctors

O paciente disse que o momento marca um novo começo não só para ele, mas para todos os pacientes que aguardam um transplante de rim. ”Estou entusiasmado por voltar a passar tempo com a minha família e amigos, livre do fardo da diálise que afetou a minha qualidade de vida durante muitos anos”, relatou Richard

Ver algo tão importante para o nosso futuro ser realizado por um médico brasileiro nos enche de orgulho, Parabéns ao Dr. Leonardo Riella e toda equipe de profissionais.