(41) 3339-0900  (41) 98481-2595

Coenzima q10: Aprenda para que serve, seus benefícios e como tomar

Coenzima q10: Aprenda para que serve, seus benefícios e como tomar
3 de dezembro de 2020 Nutrovit
Em Dicas

O que é coenzima Q10? 

A coenzima Q10 (Ubiquinona) é um nutriente presente naturalmente no organismo de todo ser humano, estando presente em absolutamente todas as células de nosso organismo, sua principal função é a produção de energia das células, ajudando também na sua restauração, agindo com um excelente antioxidante. Combatendo radicais livres e fortalecendo nosso sistema imunológico.

Mesmo sendo um nutriente que é produzido por nosso organismo, em cada organismo esse produção é diferente e pode acontecer irregularidades na produção de coenzima q10 e consequentemente a suplementação acaba sendo necessária para manter os níveis de coenzima Q10 adequados em nosso organismo.

Para que serve a coenzima Q10? 

Com o passar dos anos acabaram sendo realizados diversos estudos sobre os reais benefícios da coenzima q10, desde sua utilização em dietas e também planos para cuidar da saúde tanto em nosso internamente quanto em nossa pele. Esses aspectos foram confirmados pois a coenzima q10 aumenta a produção de energia nas células dos músculos e consequentemente esse aumento de energia acaba deixando a pele super saudável, prevenindo o envelhecimento precoce.

Profissionais descobriram que a coenzima q10 é um ergogênico com capacidade do nosso funcionamento físico, com atuação diretamente no metabolismo celular, essa vitamina pode colaborar na regeneração muscular de atletas, adequações de treinamentos, reabilitação e também tem bastante influência na neuroproteção do cérebro.

Uma curiosidade encontrada em algumas pesquisas, demonstram que a coenzima pode resolver problemas como quadros de enxaqueca frequente, visto que a coenzima atua diretamente nas mitocôndrias.

Benefícios da coenzima Q10?

1. Diminuir enxaquecas

A enxaqueca é um problema que afeta milhares de pessoas em todo o mundo, podendo ter diversas causas diferentes de pessoa para pessoa, desde o acumulo de stress até alimentação. Um dos principais fatores é a anormalidade da função mitocondrial em nossas células que aumenta a captação de cálcio na células, com alta produção de radicais livres e perda da proteção antioxidante.

Resultando em pouco energia nas células cerebrais e consequentemente causando as terríveis enxaquecas.

Ta, mas qual a relação entre a enxaqueca e a coenzima Q10?

A coenzima Q10 encontra em sua maior parte nas mitocôndrias de nossas células, melhorando nossa função mitocondrial e auxiliando na diminuição de inflamações que podem estar acontecendo no meio das enxaquecas, além é claro do aumento de energia das células cerebrais.

Um estudo sobre a coenzima Q10 com uma amostra de 1.550 pessoas que tinham baixos níveis de coenzima Q10 tiveram dores de cabeça cada vez mais fracas ao usar a coenzima Q10 em seu-a-dia.

2. Controle de colesterol e triglicérides

Uma pesquisa sobre a coenzima que foi realizada em 2018 com 68 mulheres que tinham diabetes tipo 2, com o objetivo de avaliar os efeitos do uso de suplementação da coenzima Q10. Foram separadas em 2 grupos, 34 mulheres usavam 100mg de coenzima por dia e as outras 34 receberam placebo durante 12 semanas.

Após as 12 semanas foi observado na pesquisa que o grupo de mulheres que receberam a coenzima Q10 tiveram uma redução da resistência à insulina, no colesterol total e colesterol LDL, além de ter um aumento significativo no colesterol HDL. Outro ponto foi os níveis de triglicerídeos no sangue da mulheres que receberam a coenzima Q10 também foi reduzida após as 12 semanas de pesquisa.

3. Redução de radicais Livres;

A busca pela coenzima q10 tem aumentado bastante nos últimos anos, ela é um poderoso antioxidante que combate os danos oxidativos causados por radicais livres, a coenzima como antioxidante acontece por conta da ativação da ativação e elevação de proteínas mitocondriais, sendo um resultado antiapoptótico que acaba diminuindo a criação de novos radicais livres.

Um estudo sobre a coenzima mostrou a importância da coenzima Q10 agindo na resistência do DNA aos danos oxidativos, após um tratamento de duas semanas com a coenzima Q10 foi observado que os linfócitos do sangue de pessoas portadores de doenças mitocondriais apresentaram uma boa diminuição das quebras de fita simples e duplas do DNA.

4. Combate o envelhecimento precoce;

5. Melhora o desempenho físico;

6. Redução da pressão arterial;

7. Ajuda na regeneração do tecido cardiovascular;