(41) 3339-0900  (41) 98481-2595

Psoríase: O que é, sintomas e como o ômega 3 pode ajudar

Psoríase: O que é, sintomas e como o ômega 3 pode ajudar
25 de janeiro de 2021 Nutrovit
Em Dicas
Tratamento psoríase

O que é a Psoríase ?

A psoríase é uma doença de pele não contagiosa, inflamatória e crônica, isto é, é uma doença que não tem cura. Caracterizada pela formação de placas esbranquiçadas, secas e escamosas na superfície da pele. Pode atingir qualquer parte do corpo, mas as regiões mais comuns são, couro cabeludo, unhas, joelhos e cotovelos, palmas das mãos e solas dos pés.

Psoríase sintomas

Os sintomas da psoríase pode variar de pessoa para pessoa, os mais comuns são o aparecimento de lesões vermelhas cobertas de escamas brancas e secas, além de coceira, dores e irritação na pele.

Em alguns casos podem aparecer

  • Manchas vermelhas
  • Pequenas manchas brancas
  • Pele seca e rachada
  • Coceira e queimação

Quais as causas da Psoríase?

A psoríase é uma doença multifatorial, com predisposição genética, fatores imunológicos e ambientais (alimentação, infecções, uso de álcool, uso contínuo de alguns medicamentos). Além dos aspectos psicológicos e stress emocional, que estão diretamente ligados ao aparecimento e agravamento da doença.

Existem também alguns fatores que podem aumentar a probabilidade de você adquirir a psoríase ou até mesmo piorar um quadro já existente, são eles:

  • Obesidade
  • Histórico Familiar de Psoríase
  • Frio
  • Estresse excessivo
  • Ingestão de Bebidas alcoólicas
  • Tabagismo

Alimentação vs Psoríase

A alimentação é um fator de grande influência no tratamento da psoríase, podendo influenciar de duas formas: como causa do aparecimento ou pode ser o tratamento e prevenção da doença, assim mostrando melhora e diminuição nas lesões.

Com isso, ter o controle do peso e controlar o consumo de calorias provenientes de alimentos ricos em carboidratos simples (refinados, açúcares, bebidas adocicadas) e gorduras, apresentam melhoras significativas nas lesões cutâneas e na inflamação corporal. Diminuir o consumo de bebidas alcóolicas, praticar atividade física regularmente, aumentar a ingestão de fibras alimentares, vitaminas e minerais (frutas, verduras, legumes) que são antioxidantes, além dos ácidos graxos poli insaturados (ômega 3) que tem efeito anti inflamatório.

Com relação à ingestão de vitaminas e minerais, geralmente encontram-se inferiores ao recomendado nessa população, principalmente a vitamina B12, ácido fólico, vitamina B6, ferro, selênio, magnésio, potássio, vitamina A, C e E.

Relação da obesidade com a psoríase

A doença mais comum relacionada à psoríase é a obesidade. Estudos mostram que a prevalência de obesidade em pessoas com psoríase é duas vezes maior comparando com a população em geral. Outros estudos apontam que a psoríase tem maior influencia no desenvolvimento de doenças coronarianas, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e diabetes mellitus tipo II.

Tratamento da psoríase com o Ômega 3

Existem diversos formas de tratamento para os mais diferentes níveis de psoríase, por isso é importante a ida até um dermatologista especializado para poder te ajudar a identificar o seu nível e também qual o melhor tratamento.

Os ácidos graxos fazem parte da estrutura de todas as células e ajudam na prevenção e tratamento de muitas doenças. O ômega 3 é uma gordura composta de ácidos graxos considerados essenciais (DHA e EPA), pois o nosso organismo não produz e ele participa de muitas funções no nosso corpo, como por exemplo, função cerebral e cardiovascular. Sendo assim, a ingestão de ômega 3 deve ocorrer por meio da alimentação, encontrado em peixes como o salmão e atum e em algas marinhas e krill (crustáceo), ou por meio de suplementação.

Como a psoríase é considerada uma doença inflamatória, e o ômega 3 que possui ácidos graxos anti-inflamatórios, tem importante papel no tratamento e/ou prevenção da psoríase. Estudos mostram que sua utilização, juntamente com uma dieta anti-inflamatória, trazem melhora significativa nos quadros clínicos.

tratar psoríase com o ômega 3

 

REFERÊNCIAS:

HOBOLD, D. Aspectos nutricionais no tratamento da psoríase. Monografia (Pós Graduação em Nutrição Clínica) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. Criciúma, 2012.
http://repositorio.unesc.net/handle/1/1081

SOLIS, M. Y.; SABBAG, C. Y.; FRANGELLA, V. S. Evidências do impacto da nutrição na psoríase. Revista da Associação Brasileira de Nutrição (RASBRAN). Ano 5, n° 1, p. 41-51, jan-jun, São Paulo, 2013.
https://rasbran.emnuvens.com.br/rasbran/article/view/6

ARAUJO, M. L. D.; BURGOS, M. G. P. de A.; MOURA, I. S. C. Influências nutricionais na psoríase. An Bras. Dermatol. 84 (1): 90-2, 2009.
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0365-05962009000100016&script=sci_arttext

ODIERNO, K. de F.; COELHO, B. E. H. de B.; MATOS, C. H de. Perfil nutricional e consumo de alimentos inflamatórios e anti-inflamatórios de pacientes atendidos no ambulatório de psoríase de uma unidade de saúde-escola de Itajaí, SC. DEMETRA. 10 (4), 1017-1030, 2015.
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/demetra/article/view/18381